Como ser mais criativo no marketing digital

O segredo do sucesso no marketing digital é ter estratégia e consistência na produção de conteúdos.

Mas essa não é uma tarefa fácil, pois todos os dias surgem milhares de novas publicações na internet, razão pela qual, é ainda mais importante ter ideias criativas para se destacar nessa multidão.

Se você está se sentindo sem inspiração, vem ver nossa lista com 10 dicas para ter mais criatividade na sua produção de conteúdo:

Crie um quadro de inspiração

Um moodboard (ou prancha de temperamento, em português) nada mais é do que um quadro de inspiração, onde artistas agrupam textos, imagens e materiais que em conjunto fornecem uma visão geral sobre um projeto.

Assim, é possível colecionar muitas ideias e criar uma nova a partir delas, mas isso não significa que você pode copiar as ideias de outras pessoas ok?

O que você pode e deve fazer é buscar referências para adquirir mais conhecimento e com isso fazer suas próprias criações – sempre informando e dando os devidos créditos para as fontes de suas inspirações.

Uma maneira simples de montar seu quadro de inspiração é criar pastas no pinterest, no instagram, no seu celular ou no computador, mas você também pode montar uma pasta física ou um quadro na parede.

Descanse

Uma mente bem descansada é uma mente muito mais criativa e fértil para novas ideias.

Por isso, quando o processo criativo começar a te estressar ou se você pensar em desistir de tudo, primeiramente vá descansar um pouco e só volte ao trabalho quando estiver se sentindo melhor.

O ideal é que você mantenha uma rotina equilibrada, com horas suficientes de sono e intervalos regulares para descanso.

Você já ouviu falar em “síndrome de burnout”? Se ainda não conhece, vale a pena fazer uma pesquisa e lembre-se que sempre é muito melhor prevenir do que remediar.

Aprenda algo novo

Já dizia Lavoisier que “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” e na produção de conteúdo isso não é diferente.

Todo e qualquer acontecimento de nossas vidas pode servir de inspiração para ótimas ideias e até mesmo os momentos mais tristes podem originar belas canções.

Por isso, sempre procure aprender coisas novas: ouça músicas, assista filmes, leia livros, faça caminhadas, viaje e tenha bons hobbies.

Pois quanto mais experiências e conhecimento de mundo você tiver, melhor será o substrato para cultivar suas ideias.

Faça anotações

Ideias vêm e vão em questão de segundos, por isso é sempre bom registrá-las assim que surgirem e antes que desapareçam.

Você pode utilizar um caderno ou bloco de notas, um aplicativo de celular, um guardanapo ou qualquer coisa que esteja por perto para deixar sua ideia anotada – quem nunca anotou algo na palma da mão? rs

Rascunhos são feitos a lápis

Sempre faça seus planos “a lápis”, pois é preciso ter em mente que, nesse momento inicial, nada é definitivo e algumas mudanças podem ser necessárias.

Por isso, enquanto estiver no processo criativo, não se preocupe tanto com a lógica ou com os mínimos detalhes, pois a tendência é que suas ideias mudem e melhorem com o tempo.

Cerque-se de pessoas criativas

Você sabia que “você é a média das cinco pessoas com quem passa mais tempo” (frase de Jim Rohn)?

Dessa forma, se quiser ter mais criatividade, você precisa conviver com pessoas mais criativas e evitar pessoas acomodadas ou que te desencorajem em sua jornada.

Vale lembrar também que todos nós temos qualidades e defeitos, por isso não fique se comparando aos outros, mas busque sempre aprender algo com cada um a sua volta.

Não apenas invente, mas reinvente-se

A criatividade não significa necessariamente criar algo totalmente novo, mas também fazer as coisas de um jeito novo.

Então sempre questione como as coisas são e como elas poderiam ser, bem como quando encontrar um problema, não se satisfaça com sua solução, mas vá atrás de suas causas e como preveni-las.

Você não precisa inventar a roda, mas pode ter ótimas ideias de uso ou melhorias para ela.

Procure uma segunda opinião

É importante buscar feedbacks para validar suas ideias, pois outras pessoas podem ver questões que nos passaram despercebidas.

Contudo, é necessário também tomar algumas cautelas, como escolher pessoas que sejam realmente capazes de dar críticas construtivas e que não venham a “roubar” suas ideias.

Uma alternativa para não precisar recorrer a terceiros é deixar sua ideia descansando por pelo menos 24 horas, vá dormir e só volte a ela no dia seguinte: você será capaz de ver essa ideia com outros olhos.

Criatividade é mais expiração do que inspiração

Não espere a inspiração chegar para ter boas ideias, pois o processo criativo também precisa de muito esforço e expiração.

Ou seja, você pode treinar seu cérebro para que ele esteja sempre pronto para ver o outro lado das coisas e gerar novas ideias.

Saia da rotina e faça da criatividade um hábito diário.

Não desista!

Permita-se errar e deixe sua mente trabalhar livremente, já que uma ideia pode levar a outra e, como já dissemos, nada se perde de verdade.

Isso porque, mesmo que seja necessário falhar e recomeçar algumas vezes, você nunca recomeçará realmente do zero, pois contará com o conhecimento e experiência que essas outras tentativas lhe proporcionaram.

Lembre-se de que só a prática é que leva à perfeição.

O que você faz quando precisa ter novas ideias? Conte para a gente nos comentários!

Obrigada pela visita e até o próximo post 🙂